quarta-feira, 23 de maio de 2012

Janaína da Cunha


Janaína da Cunha

Janaína da Cunha – bisneta do imortal, Euclides da Cunha – é jornalista, poeta, escritora, atriz, agitadora cultural e militante artística.
Cursou Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo na Universidade Salgado de Oliveira – Niterói – RJ. Fez dança, estudou 12 anos de Piano, teoria musical e harmonia no Conservatório de Música de Niterói e o Curso Profissionalizante de Artes Dramáticas na Cia Guerreiro, em Ipanema – RJ.
Começou sua carreira literária aos 9 anos de idade escrevendo pequenos contos e fábulas.
Autora de esquetes e peças teatrais.
Como atriz atuou em várias peças de teatro e em 2010 fez uma participação especial no curta-metragem, baseado na obra de Nelson Rodrigues, “A Falecida”. É intérprete e poeta laureada em diversos concursos e festivais literários.
Possui textos publicados em jornais de São Gonçalo, Maricá, Niterói e alguns sites da Internet.
Participou da Agenda Niteroiense de Escritores (2002); Coletânea Eldorado – Volume II (2006); Antologia Literária da Associação Niteroiense de Escritores – ANE (2007) e é colaboradora da Minirrevista Literária Contando & Poetizando. No dia 7 de novembro de 2002 foi homenageada pela Câmara Municipal de Cantagalo com uma Moção de Parabenização pelos prêmios conquistados durante o ano com as poesias “A Perda da Inocência” e “Frutos Esquecidos”.
Pertence às seguintes instituições culturais: Grupo Mônaco de Cultura, Associação Niteroiense de Escritores (ANE), União Brasileira de Trovadores (UBT) e é líder-fundadora, idealizadora e apresentadora do Evento Identidade Cultural e do Movimento Culturista ao lado do jornalista, poeta e músico, Rodrigo Vieira Serra. O IDENTIDADE CULTURAL e o MOVIMENTO CULTURISTA foram idealizados para mostrar a arte da periferia e as expressões das identidades culturais do povo brasileiro e suas raízes ao próprio povo, numa forma bem-conceituada, “revelando” ao POVO que ELE É O BERÇO DE TODA CULTURA, além de buscar parcerias com artistas independentes e grupos renomados em projetos culturais, artísticos, sociais e humanitários.
Autora do livro: “ENTREGA – A Essência de Uma Mulher” – Editora: NITPRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem: