quarta-feira, 20 de junho de 2012

DYANDREIA VALVERDE PORTUGAL



DYANDREIA PORTUGAL


Dyandreia Valverde Portugal nasceu no Rio de Janeiro em 19 de junho de 1970. Casada, é formada em Pedagogia pela UERJ/RJ, com pós-graduação em Pisco-Pedagogia. É Escritora e Artista Plástica.

Dyandreia teve contato com a literatura ainda jovem, quando escrevia pequenos contos, histórias de suspense e romances policiais. Na época da faculdade, desenvolveu a habilidade escrevendo três livros que não chegou a publicar, mas que serviram de base para diversos trabalhos literários. Hoje, além de contos, crônicas e artigos de jornais publicados, ensaia algumas poesias. Participou de diversas antologias e livros como co-autora.

Com as artes, Dyandreia teve contato desde criança sob a influência de seu pai, Mario Lourenço Portugal. Este amante das artes sempre levava sua filha a leilões, galerias, feiras de antiguidades, etc. Sua mãe, Marita Valverde Portugal, foi a responsável pela introdução à arte propriamente dita quando, anos mais tarde a levou consigo para o seu primeiro curso de pintura.

Em 2000, voltou para a cena de sua infância quando mudou-se para Arraial do Cabo e Cabo Frio, na Região dos Lagos/RJ, para cuidar dos negócios da família. Deste tempo em diante, começou a observar a região de forma diferente, com percepções e sentidos que testou em suas telas e também em seus escritos.

Dyandreia é adepta ao estilo impressionista, utiliza a técnica óleo sobre tela, trabalhando com tinta gorda, para alcançar volume e textura nas suas obras. Busca retratar a natureza como seus olhos podem captá-la, com toda a região servindo de fonte de inspiração.

Além das exposições individuais, nacionais e internacionais, participou de vários Salões renomados e tradicionais exposições, ganhando menções honrosas, especiais e diversas medalhas de ouro, prata e bronze, bem como melhor obra do Salão. Já participou também, como Convidada de Honra e Jurada em importantes Salões.

Dyandreia ainda é curadora de Espaço Foyer do Teatro Municipal de Cabo Frio, é Colunista Social e Cultural do “Jornal Foco Lagos” e da Revista “Conteúdo” e é apresentadora do programa de TV “Conexão Cultura”.

Por conta de todo o seu envolvimento com a Cultura e por projetar toda a Região dos Lagos, além fronteiras, Dyandreia ganhou inúmeras outorgas especiais, Medalhas de Mérito Cultural e Cívico, Moções etc. Além de Acadêmica de Academias de grande representatividade no cenário cultural, ainda detém os importantes títulos como os de Comendadora e Chanceler.

Associada as seguintes Entidades:

1 – Sociedade Brasileira de Belas Artes – SBBA/RJ
2 – Associação Fluminense de Belas Artes – AFBA/Niteroi - RJ - (Membro da Diretoria)
3 – Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais - ABD/RJ - (Membro da Diretoria)
4 – Centro de Integração Cultural e Empresarial de São Paulo – CICESP/SP
5 – Associação Internacional Poetas Del Mundo.
6 – Coletivo Cultural de Araruama.

Acadêmica das Seguintes Academias:


1 - Academia de Artes de Cabo Frio – ARTPOP/RJ (Membro da Diretoria)
2 - Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande - AACLIG/RJ
3 - Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos – ALeART/RJ
4 - Academia de Letras e Artes de Paranapuã – ALAP/RJ (Membro da Diretoria)
5 - Academia de Letras da Mantiqueira – Águas de Lindóia/SP
6 - Academia Itapirense de Letras e Artes – Itapira/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem: