quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Tempo de Colheita - CARLOS VENTURA - RECEBE O GRÃO-COLAR DE OURO ANBA


Tempo de Colheita?

Esta foi a frase que deu inicio ao bate papo com o Presidente da ALB/Suiça, Dr. Carlos Ventura, que por telefone em Berna/Suíça, falou conosco sobre mais uma conquista.

Ascom/ALB: Presidente, mais uma conquista apos ter recebido o titulo de Embaixador da Paz-UN, recebe o Grao-Colar de Ouro da  ANBA- Academia Niteroiense de Belas Artes/Niteroi-RJ.  Destinado as mais altas autoridades como Reis, Rainhas, Imperadores, Primeiros-Ministros, Presidentes da Republica, Doutores, Etc... Podemos dizer que agora é tempo de colheita?

Carlos Ventura (CV): Olha, colher é consequência, portanto a meu ver é sempre tempo de plantar.

Ascom/ALB
: Além da honraria recebida o senhor também fora empossado Acadêmico Correspondente  Internacional, da ANBA e seu patrono é nada mais , nada menos que o Cartola.
Niteroi-Rj, Cartola. Há uma simbologia, e qual é sabor disto tudo?





CV: O sabor para mim ainda é difícil neste momento em que é tudo novo, Você foi quem me ligou para me perguntar se era verdade, pois já tinha visto na Internet e que queria confirmar, se procedia a informação colhida. Entrei em contato com Dom. Edson De Luna, que me confirmou. 
Se pudesse definir este momento definiria que é para mim como escutar o Cartola. Magico leve e cheio de significados e sons. Sons que vem do passado, lembranças de casa da infância da formação e educação dada pelos meus pais e o aprender com a vida e a lida do fazer Arte e compreender 
que tudo isso é reflexo. 



Ascom/ALB: O Presidente falou da infância, da educação e no seu patrono na ANBA. O Carlos Ventura ou melhor o (Carlinhos), como seus familiares lhe chamam de forma carinhosa, Imaginava tudo isso? A Educação que seus pais lhe deram fora encorajadora para que você decidisse ser artista? Qual a influencia de Cartola na sua formação musical e como compositor?

CV: (Risos) O Carlinhos na verdade acredito que já sentia o que queria ser, pois tudo que ele quis fazer e ser ele  fez e foi, graças a Deus.  Eu sempre fui um menino criativo e muito ativo, hoje eu sei que toda aquela explosão em mim eram os talentos buscando ajustes. Quanto aos meus pais e sua contribuição na minha formação, esta contribuição foi de fundamental importância minha Mãe era uma grande poeta e escrevia muito bem, gostava de Choro, Samba,  Musica Clássica, Jazz, Opera. Bem, ela tinha requinte e bom gosto, lia muito e apesar de ter morrido jovem e ter deixado este plano quando eu tinha 14 anos, aprendi muito com ela, hoje eu posso compreender as vezes que a surpreendia chorando escutando algum Disco (LP).  Compreendo a paixão que ela dedicava a estes momentos musicas dela e isso me forjou. Nosso Pai compreendia a importância de manter seus filhos ligados as artes principalmente da musica. Lembro-me  dele todo fim de mês trazendo discos, minhas irmãs e minha Mãe, faziam a rela4ao e ele comprava, (Rock, Jazz, MPB, ) coisas como: Rick Wakemam e seu genial (Jornada ao centro da terra), Chico Buarque, Vinicius de Morais Secos e Molhados, Antônio Carlos e Jocafi, Gil, Caetano, Cartola,  Édith Piaf, Sinatra, Elton John, Novos Baianos,  Billy Roliday,  Billie Holiday, Jackson do Pandeiro, Tom Zé,  Luiz Gonzaga, Waldir Azevedo. Eu agradeço a ele por eles, terem me dado uma formação musical tão eclética e rica. Que nenhuma escola me daria tenho certeza disto.
bebi de todas estas fontes e outras mais e a influencia que trago do meu patrono (Mestre Cartola) é tentar buscar fazer o encontro da poesia com a música e o verso com o sentimento. Como eu disse: Tento.

Ascom/ALB: Então o Mote não é Colher?
 CV: Não, O mote é sentir.  Colher é o viver.
Com isso eu quero agradecer aos Confrades e Confreiras desta distinta casa ANBA-Academia Niteroiense de Belas Artes, por me acolher em seu seio e dizer que darei sempre o melhor de mim para representa-la e honra-la, assim como eu faço com as demais casas que tenho a honra de representar. Ao Dom. Edson De Luna Freire, Presidente da ANBA, que num gesto de deferência fez a nossa indicação para que meus pares julgassem meu extrato biográfico para que eu pudesse receber a mais alta honria da ANBA.

Deus, nossos guias espirituais, minha família e todos os que nos traz suas boas energias em forma de carinho.
Aos que em algum momento nos desencorajaram. Vocês serviram e me servem como combustível para voar muito mais alto.
Obrigado!




Fonte: ANBA
Matéria: Ascom/ALB-Suiça


Um comentário:

  1. É com essa força mágica que encontramos em Dr. Carlos Venttura a iniciativa de plantar sempre, para colhermos sementes da Paz!
    Parabéns caro Presidente!

    ResponderExcluir

Mensagem: