segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Ato:0001/14 Em comemoração ao aniversario do patrono desta Seccional (Euclides da Cunha). A ALB/Suíça cria a Ordem do Mérito OS SERTÕES

Academia de Letras do Brasil
Seccional-Suíça

Atos da Presidência
Ato 001/14
Criação da Ordem do Mérito OS SERTÕES, instalação do Conselho da Ordem




1° No aniversário de nascimento (20/01/14) do Patrono desta Casa EUCLIDES DA CUNHA. O Presidente desta Seccional Dr. Carlos S. Ventura, no uso das suas atribuições, cumprindo as normas estatutárias e regimentais, torna pública a criação da Ordem do Mérito OS SERTÕES, cria o Conselho Para Julgamento e Outorga de honrarias da Ordem e dá outras providências. 




 Medalha de Peito com Fita e Passador



°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°°**°°*°*°°*°*°**°*°*°°**°*°*°*°
Este modelo no Grau de Cavalheiro/Dama

1.1 Ordem do Mérito OS SERTÕES  
Ordem honorífica desta Seccional Acadêmica, que visa distinguir atos ou serviços meritórios que revelem interesse e promoção em favor da coletividade Artística, Cultural, Social, Humanitária e em favor da Paz, no exercício de quaisquer funções públicas ou privadas.
Inspirada na celebre frase do nosso patrono Euclides da Cunha  "O sertanejo é, antes de tudo, um forte", materializa, através das suas honrarias, o espirito de força e coragem dos Homens e Mulheres de Canudos, que lutaram bravamente para defender seus ideais.



2° As outorgas desta honraria se darão através de indicação de membros desta casa ao Grão-Metre da Ordem que depois de análise criteriosa do extrato biográfico do indicado (a) enviará os nomes e extratos ao Conselho para votação.



3° O Conselho fará nova análise dos Extratos biográficos dos indicados e votará dando seu parecer e indicação do Grau concedido.



4° As decisões do Conselho serão irrevogáveis.







5° *Os Graus da Ordem serão:

  • Grão-Colar
  • Grã-Cruz
  • Grande-Oficial
  • Comendador
  • Oficial
  • Cavaleiro e Dama

*As demais joias que irão compor o conjunto da ordem estão a ser criadas e confeccionadas e serão apresentadas posteriormente.



   Componentes do Conselho da Ordem
  • Grão-Mestre (mais alta designação): Presidente da Secciona-Suíça/President-ALB for Europe
  • Grão-Chanceler da Ordem (Vice-Grão-Mestre): Vice-Presidente da Seccional-Suíça/Vice-President-ALB for Europe

Composição do Conselho (Conselheiros
)*

04 Comendadores
04 Acadêmicos

*Os Conselheiros serão indicados pelo Grão-Metre e Vice.
Seus nomes e identidades não serão publicados em qualquer publicação externa por se tratarem de membros que farão por escrutínio secreto a eleição dos indicados à outorga pela Ordem.

Chancelaria da Ordem:




  • Acadêmica Solange Figueiredo


    Patronese da Ordem:

     
    Acadêmica Imortal/ALB-Suíça: Janaína da Cunha

7° Esta Ordem em qualquer tempo pode ser desvinculada desta casa e transformada em uma entidade para promoção e apoio às Artes, Cultura etc.., sendo suas honrarias de uso exclusivo da Ordem e seus outorgados.





°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*°*


8° Nomeações:


A  Acadêmica Eliane Auer assume o Cargo de Chanceler desta Seccional, sendo um das fiéis depositários das Joias desta casa no Brasil.

A Comendadora Karla Elizabeth Victoria assume o cargo Chanceler desta Seccional no Rio de Janeiro, 
sendo um dos fiéis depositários  das Joias desta casa no Brasil.

A Dra Suely Ribela  assume o Departamento Jurídico desta Casa.



9° Fica terminantemente proibido o uso de qualquer honraria desta casa de forma inadequada ao padrão de uso ao qual ela fora criada, bem como a descaracterização de qualquer uma delas para a adaptação ao uso em conjunto com outras honrarias que o outorgado tenha.
(Ex: Grão-Colares, Comendas/Colares, Medalhas de Méritos feitas para uso no pescoço, pregadas a roupa como penduricalhos etc...)



9.1 O Membro desta casa que cometer a falta citada no Art 8°, será denunciado à CAJ-Comissão de Avaliação e Julgamento e será advertido. No caso de reincidência perderá de forma definitiva o título outorgado, conforme registrado em ato, obrigado a devolver a esta casa a honraria recebida juntamente com seu Diploma.



Publique-se e registre-se.

Berna/Suíça 20  de Janeiro de 2014




Vanessa Rodrigues

Vice-Presidente e Secretária-Geral
Vice-President/ALB for Europe


Dr. Carlos ventura/Ph.I

Presidente da Seccional/ALB-Suíça
President/ALB for Europe






PS:

Breve histórico deste grande Brasileiro descrito pela sua bisneta, a Escritora Imortal e Comendadora das Artes, Janaína da Cunha:





No dia 20 de janeiro de 1866, nascia, em Cantagalo, Estado do Rio de Janeiro, o escritor, Euclydes Rodrigues da Cunha. Euclydes foi engenheiro, militar, físico, naturalista, professor, jornalista, romancista, ensaísta, filósofo, poeta, escritor, geólogo, geógrafo, botânico, zoólogo, hidrógrafo, historiador, sociólogo e um dos maiores ativistas socioculturais do Brasil.
Os Sertões é a sua obra mais conhecida. Se fosse vivo, Euclydes, completaria hoje 148 anos de idade. Morreu assassinado em Piedade, subúrbio da Cidade do Rio de Janeiro, em 15 de agosto de 1909.
O IDENTIDADE CULTURAL é um legado de Euclydes da Cunha e dá continuidade a sua ação social dentro da cultura, informação e diversas manifestações artísticas. Essa é nossa homenagem a esse grande ser humano e brasileiro que dedicou sua vida a uma causa maior: SER UM INSTRUMENTO DA CULTURA E DA ARTE EM FAVOR DE SEU POVO, DE SUA GENTE.

"Vemos como é forte esta alavanca - a Palavra - que alevanta sociedades inteiras e derruba tiranias seculares.
                   " (Euclydes da Cunha)

"Estamos condenados a Civilização. Ou evoluímos, ou deixamos de existir.

                        " (Euclydes da Cunha)



Grande exemplo... Bravo... Bravíssimo!!!



Janaína da Cunha




domingo, 19 de janeiro de 2014

Venha participar com a ALB/Suíça da Feira Internacional do Livro de Gotemburgo/Suécia.

A Academia de Letras do 
Brasil/Seccional-Suíça em parceria com a Z&L Assessorias e o Stand Brasil Magico, leva você e sua obra para a feira Internacional do Livro de Gotemburgo/Suécia.





Feira do Livro de 
Gotemburgo — Suécia — 2014 

A ALB/Suiça em parceria com a Z&L Comunicação estará presente na Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia, em 2014, tendo como prioridade divulgar o autor brasileiro, sua obra e nossa cultura. A Feira de Gotemburgo homenageará o Brasil em 2014, e convidamos os autores brasileiros para participarem desta grande festa. As coordenadoras do Stand Brasil Mágico são Caroline Axelsson e Jô Ramos. O stand levará autores de Língua Portuguesa com livros em português e/ou traduzidos para outras línguas. 

Atualmente, aproximadamente 250 milhões de pessoas no mundo falam português e o Brasil responde por cerca de 80% desse total. Diante disso, a língua portuguesa é instituída como oficial em Portugal, Ilha da Madeira, Arquipélago dos Açores, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Existem ainda lugares que utilizam a língua de forma não oficial, assim o idioma é falado por uma restrita parcela da população, são eles: Macau, Goa (um estado da Índia) e Timor Leste na Oceania. 

Informações Importantes: 

Salão do Livro: de 25 a 28 de setembro 2014 
Data limite de inscrição: 15 de abril de 2014 
Data limite para o pagamento: 15 de maio de 2014 
Date limite em que os livros deverão estar na Suécia: 24 de agosto de 2014 

A Feira do Livro 

Brasil em foco na Feira do Livro de Gotemburgo 2014 

Em 2014, na Feira do Livro de Gotemburgo, o tema principal será a literatura brasileira!  25–28 Setembro de 2014. Os visitantes terão a oportunidade de mergulhar na rica e emocionante literatura e cultura de um país que atualmente se beneficia de uma época de florescimento cultural e crescimento financeiro. 

Ao longo dos próximos anos, os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil — um país que, além de abrigar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, atualmente também é um dos mais bem-sucedidos em termos de crescimento econômico. Neste contexto, será muito mais interessante destacar a cultura brasileira em geral e a literatura, em particular. 


Brasil, sendo o único Estado de língua portuguesa na América do Sul, a língua é claramente uma parte vital da identidade nacional, mas a literatura doméstica muito se caracteriza pela dinâmica e diversidade. É um país onde grande parte da população tem suas raízes em, por exemplo, Itália, Japão e Alemanha, bem como o continente africano, e não menos de 180 línguas minoritárias são faladas. 

Estamos satisfeitos e orgulhosos de apresentar o Brasil como o país em foco durante a Göteborg 2014. Isto marcará a estreia do continente sul-americano como um tema, mesmo que anteriormente tenhamos apresentado escritores do Brasil e da América do Sul. O país está no meio de uma evolução muito interessante no momento. Estamos ansiosos para acolher nossos visitantes para uma espiada nesta cultura vibrante e uma nação em um estado de transformação, diz Maria Källsson, diretora da Feira do Livro de  Gotemburgo. 

O tema brasileiro será evidente durante os quatro dias, através de inúmeros seminários, shows, exposições, concertos e outros eventos.  

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO 

Academicos da ALB e Membros de Entidades Parceiras e Convidados, poderão se inscrever para o nosso Stand, na Feira do Livro de Gotemburgo.
Para participar é só solicitar a ficha de inscrição.
O pagamento da inscrição e o envio do material solicitado completam a inscrição. 


Contato para inscrições pelo Email: albprojetos@outlook.com



Atenção!
Os Valores e condições de pagamento para a participação na feira, são especias para nossos Academicos, Membros de Entidades Parceiras e Convidados.


***************************************



 NOS PROPOMOS 

1-expor os livros enviados e os trazidos pelos participantes 
2-nos ocuparmos da gestão das vendas 
3-coordenar a presença dos autores, organizando as sessões de autógrafo e bate-papos com leitores e demais escritores 













AUTORES PRESENTES 

O stand acolherá os autores para sessões de autógrafos. Cada autor terá 1 sessão de autógrafo. A inscrição para as sessões é agendada a partir do preenchimento do formulário, do pagamento da inscrição e do envio do material. A data limite para envio do material promocional do autor para que ele seja incluído nas sessões de autógrafo será 15 maio de 2014. 


MATERIAL PROMOCIONAL 

Sugerimos ao autor/editor o envio de: 

1-Foto de rosto e em muito boa resolução, de preferência colorida (obrigatória) 
2-Foto da capa do livro em muito boa resolução e colorida (obrigatória) 
3-Sinopse do livro a ser exposto e/ou autografado (obrigatória) 
4-Biografia curta do autor (obrigatória) 
5-Marca-livros temáticos e/ou outros brindes que possam ser entregues aos 
visitantes (não é obrigatório) 

ENVIO DOS LIVROS 

O envio dos livros é por conta do autor/editor e sugerimos 5 livros por título se o autor for apenas expor e 10 a 20 exemplares se o autor estiver presente. Os livros deverão ser enviados para o seguinte endereço: 

Caroline B. Axelsson 
Stares väg 8 575 36 
EKSJÖ SWEDEN 



VENDAS
 

Sugere-se ao autor/editor que envie preço razoável de seu livro. 
Os livros sofrerão o câmbio para serem vendidos em Coroa Sueca e Euros. 
O valor pago ao autor/editor é de 70% do valor da venda. 
O pagamento se fará por depósito bancário na conta do autor (posteriormente solicitada) em prazo de 45 a 60 dias após o término do Salão. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA 

Enviaremos material para vários órgãos de imprensa na Suécia e no Brasil, ficando a opção, para os mesmos, de publicar ou não as matérias enviadas. Sugerimos contratar uma assessoria especializada no assunto ZL Comunicação que possui uma equipe que atende a este propósito. O telefone de contato é: 55 21 2256-6467. 

LIVROS NÃO VENDIDOS 

Três opções são oferecidas aos autores/editores: 

1-No último dia do Salão, receber de nossa equipe os seus livros para que 
possa levá-los consigo. 
2-Fazer doação para alguma biblioteca ou associação locais. 
3-No caso de retorno dos livros, o mesmo será realizado por conta do 
autor/editor. Se o mesmo não desejar arcar com as despesas de envio para retorno dos livros, os mesmos serão considerados doação para a ZL Comunicação que poderá dispor dos mesmos como desejar. Não serão retornados livros para nenhum endereço que não seja o de 
residência do autor ou sede da editora. 

Obs: O prazo de retorno dos livros é de 45 a 60 dias após o término do Salão. 



HOSPEDAGEM E PASSAGENS 

Podemos enviar opções.

ALIMENTAÇÃO E OUTRAS DESPESAS PESSOAIS 

O autor/editor é responsável por todas as suas despesas pessoais, incluindo 
alimentação, durante o período em que estiver no evento. 

Mensagem: