segunda-feira, 6 de julho de 2015

Câmara Municipal do Salvador e ALB/Suíça condecora Orlando Tapajós


Em Tempo!
  1. De volta as suas atividades após um período de recesso para estabelecer metas, viagens e contatos da nossa Presidência a ALB/Suíça retorna as suas atividades com projetos e informações.



    Câmara Municipal do Salvador e ALB/Suíça  condecora Orlando Tapajós















    Cumprindo o seu papel de trabalhar em prol da difusão das artes e da literatura, dando o devido reconhecimento aos que se dedicam apoiam, patrocinam, difunde e promove as artes e a cultura.  ALB/Suíça através da sua comissão de avaliação fez o merecido reconhecimento a uma grande figura que contribuiu muito a cultura popular em especial ao carnaval da Bahia e ao Brasil.


    Estamos falando de   Orlando Campos ou melhor  ORLANDO TAPAJÓS!


                                                                                         
    Este merecidamente deve ter sempre seu nome citado quando se trata do carnaval da Bahia e da sua evolução. Pois é um dos principais responsáveis pela evolução do que hoje conhecemos como TRIO ELETRICO, palco móvel criado em 1950 por Dodô e Osmar.



     
      Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador


                                         Dr. Carlos Ventura , Orlando Tapajós , Carlinhos Brown



    Orlando Campos/Orlando Tapajós, criador e dono do famoso Trio Elétrico e Banda Tapajós e de outras maquinas da alegria como a famosa CAETANAVE. (Trio Elétrico em forma de nave espacial, que fora batizado com este nome para fazer uma homenagem ao Cantor e Compositor Caetano Veloso. Que na ocasião estava retornando do Exílio para a Bahia). Recebeu a mais alta distinção dada pela casa legislativa mais antiga do Brasil. (Câmara Municipal do Salvador) a Comenda Tomé de Souza.
    Projeto do Vereador Vado, que fora aprovado por unanimidade por seus pares na casa legislativa da capital baiana.

                                                 *Foto: Antonio Queirós:
    Orlando Tapajos e o Vereador Vado Malassombrado

    “Orlando Tapajós sempre iluminará o mundo artístico como fez Dodô e Osmar”

                                                                                                 Vado Malassombrado/Vereador





    Orlando Tapajós emocionado falou de sua historia e fatos importantes do carnaval da Bahia no inicio da sua Trieletrização.
    Destacou sua historia e a premonição de Dodô de que ele seria dono de trio e faria historia no carnaval da Bahia. Agradeceu a Camara de Salvador e a toda Bahia pelo reconhecimento de sua historia e seu trabalho a frente do Trio Eletrico e Banda Tapajós.







    A ALB/Suíça esteve presente a solenidade através do nosso Presidente Dr. Carlos Ventura, que é também Musico e Compositor, conhecedor e pesquisador sobre o Carnaval da Bahia.
    O nosso Presidente que estava la com diversos colegas da Musica da Bahia, pode destacar o que representou e representa Orlando Tapajós para o Carnaval a sua trieletrizaçao e para a cultura da Bahia.
                      


                                         



    "...Seu Orlando, a quem tenho muito carinho e respeito, foi um inovador Homem de coragem e um visionário que viu nos palcos moveis a possibilidade deste palco também ser o espetáculo e não só apenas ser o veiculo que conduzia a alegria carregando as massas.
    Além de ter sido o responsável pela difusão do frevo eletrizado e do Trio elétrico pelo Brasil e pelo mundo nos 60/70.
    Deu ao carnaval da Bahia e a musica uma grande contribuição, aos artistas desta terra ele deu espaço e visibilidade em seus trios e bandas. Dono de uma grande generosidade Orlando Tapajós é um patrimonio vivo da cultura da Bahia, seu nome é referencia e deve ser sim homenageado e reverenciado sempre.
    Esta casa através de seus Edis esta de parabéns por da uma das mais distintas honrarias desta casa ao querido Orlando Tapajós.
    Tenho orgulho de poder ter como amigo e como mentor o Grande Mestre Orlando Tapajós, ele é uma das figuras que compõe a historia cultural e artística da Bahia..."

    "Vim aqui munido de alegria e carinho para trazer para ele uma singela homenagem da ALB/Suíça para este Grande baiano, a Ordem do Mérito Os Sertões. Que fora criada para homenagear os fortes.
    Muito obrigado Orlando Tapajós por tudo que fez e continua a fazer pela cultura popular, pelo carnaval da Bahia!"



       
                Ordem do Mérito Os Sertões




    Orlando Tapajos ainda recebeu uma homenagem dos netos e bisnetos de seu amigo, grande incentivador e criador da Guitarra Baiana e do Trio Eletrico, Dodô. Com a apresentação da banda DnaDodô e de Músicos da Bahia. Que fizeram tremer o chão do plenário ao som de frevos trieletrizados.






    Ao final da solenidade, Orlando Tapajós retribuiu a homenagem entregando placa de agradecimento a Vado Malassombrado, Carlinhos Brown, Rômulo Moraes, Raimundo Campos, Arsênio Oliveira,  Dr. Carlos Ventura, Waldemar Sandes, Mara Campos e Bruno Campos.
                            







                                                       
    *+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*







    Matéria: Ascom-ALB/Suíça
    Imagens: ALB/Suíça e *Antonio Queirós


Um comentário:

Mensagem: