CONJUNTO DE JOIAS DA ALB/SUÍÇA




Ato 006/13 Conjunto de Joias que compõe o quadro de honrarias da Academia de Letras do Brasil-Suíça

Academia de Letras do Brasil/Suíça

Atos da Presidencia








Ato 006/13
Apresentação do Conjunto de Joias que compõe o quadro de honrarias da Academia de Letras do Brasil/Suíça

1° O Presidente, Dr. Carlos S. Ventura, no uso das suas atribuições, cumprindo as normas estatutárias e regimental, torna público o conjunto de Joias que compõe o quadro de outorgas da Academia de Letras do Brasil/Suíça e dá outras providências:


2° Visando dar o devido reconhecimento e valorizar os acadêmicos desta casa,  pessoas que se destacam nos meios Artísticos, Culturais, bem como as que atuam nas áreas Educacionais, nos Direitos Humanos, Movimentos Sociais,  em Entidades, Projetos, Empresas que valorizam a literatura e a cultura, apoiam, patrocinam e difundem, Autoridades, ONGs, Associações e afins, a ALB/Suíça criou as Joias que compõe o quadro de honrarias desta Academia.



3° As honrarias que compõe o conjunto de Joias desta casa são as seguintes:






1- Grão-Colar Acadêmico:
Destinado a personalidades do meio Acadêmico, Artístico, Cultural, Chefes de Estado e Autoridades nacionais e estrangeiras.
*Acadêmicos e membros desta casa que se destacam com relevantes serviços prestados à ALB e à Sociedade.
Uso obrigatório pelo Presidente e Vice-Presidente desta casa em eventos oficias e de representação. 
 .


                                                                                          




                                                                                     


                                         


                                                                                        





++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


2-Grã-Cruz Acadêmica:

É destinada a galardoar os que, por ações em prol da Literatura, das Artes e da Cultura ou Benemerência, tenham-se tornado merecedores do reconhecimento da ALB/Suíça, servindo para estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção, bem como para distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas.
Pode ser conferida a pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras.







*Poderá ser outorgada às corporações militares ou às instituições civis, as quais serão apostas em suas bandeiras ou estandartes, sem atribuição de graus.



*****************************************************************************************************************


3 - Comenda do Mérito Lítero-Cultural Euclides da Cunha
É destinada aos Acadêmicos desta casa no Grau de Escritor Imortal, aos Comendadores das Artes e Embaixadores das Artes e Comendadores.
Pode ser também outorgadas por 
Benemerência no Grau de Comendador a pessoas que se destacam em suas funções em ações e projetos ligados às Artes, às Literatura e à Cultura, no Brasil ou no exterior.







**********************************************************************************************************

4 -Medalha da Ordem do Mérito OS SERTÕES  

Criada para homenagear os que se destacam através de seus trabalhos inspirada na celebre frase do nosso patrono Euclides da Cunha  "O sertanejo é, antes de tudo, um forte".  

Esta Medalha é a materialização de que aquele que a ostenta é um lutador honrado, forte como o significado das palavras de Euclides. 
Destinada aos que se destacam na Literatura e nas Artes e na cultura, por meio de seus incansáveis esforços, as autoridades e também aos que apoiam, patrocinam, promovem e difundem a Literatura, as Artes e a Cultura brasileira no Brasil e no Exterior.

*Sendo esta honraria especial outorgadas em datas ligadas ao calendário Euclidiano ou eventos festivos e especiais da ALB.
Outorgadas a pessoas Físicas e  Jurídicas, nos Graus de :

Grã-Oficial (Ouro e Prata) 
Oficial (Ouro)
Dama ou Cavalheiro (Prata)








Grã-Oficial

Oficial




Cavalheiro/


OMH - Ordem do Mérito de Haia
 Ordem do Mérito de Haia: Medalha que laureia os que se destacam com ações, projetos e atitudes valorosas em prol da Paz, Justiça e Direitos Humanos. Honraria que tem como Patrono o Grande baiano Ruy Barbosa (O Águia de Haia) o brasileiro referência no mundo na justiça, paz e direitos humanos.
 





Inspirada nos ideais de justiça, Paz, Cidadania e Direitos Humanos Ruy Barbosa esta joia acadêmica é a forma que esta casa visa promover e incentivar a cultura destes ideais.

1° As outorgas desta honraria serão feitas através de indicação de membros desta casa ao Grão-Mestre ou Chanceler da Ordem ou ao Vice-Chanceler, que depois de analise criteriosa do extrato biográfico do indicado(a) enviarão os nomes e extratos ao Conselho Especial para votação.

2° O Conselho fará nova analise dos Extratos biográficos dos indicados e votará dando seu parecer e indicação do Grau concedido.


3° As decisões do Conselho serão irrevogáveis.


5° *Os Graus da Ordem serão:




GRANDE-OFICIAL



****

OFICIAL


***


CAVALEIRO/DAMA












***********************************************************************************************************


5 - Medalha de Honra ao Mérito
É destinada aos que se destacam com honra nas Artes, Literatura, Cultura e prestam relevantes serviços a ALB e a Sociedade, podendo ser outorgada a pessoas jurídicas.



*************************************************************




3° Todas as outorgas serão concedidas pela ALB/Suíça, após uma avaliação minuciosa da tese de defesa apresentada para a concessão da honraria, bem como um estudo completo do extrato biográfico do indicado pela CAJ-Comissão de Avaliação e Julgamento.
As decisões desta comissão serão irrecorríveis.
Depois de cumpridas as questões de chancela e registro pelo outorgado será, então, em cerimônia, entregue a honraria, podendo ser outorgado um representante, nos casos em que o outorgado não possa comparecer ao evento.

4° Este ato entra em vigor na data da sua publicação.

5° Estas Medalhas e Colar são peças exclusivas da ALB/Suíça, com registro em tramitação no Exército Brasileiro, sendo proibida a sua cópia ou reprodução sem a devida autorização.



Publique-se. Registre-se.
Berna/Suíça, 13  de Dezembro de 2013.






Vanessa Rodrigues
Vice-Presidente e Secretária-Geral
Vice-President/ALB for Europe


Dr. Carlos ventura/Ph.I
Presidente da ALB-Suíça
President/ALB for Europe


2 comentários:

Mensagem: